Inicial Nosso Clube Acervo Histórico Como Chegar Contato
Salão de Festas Piscina Sauna Futebol Odontológico
PIONEIRISMO E COMPROMISSO SOCIAL  (fundado em 25/07/1972)
     ABCR, um sonho tornado realidade na vida de milhares de pessoas integrantes da Família da Fábrica Juiz de Fora, de suas adjacências e grande parte de Juiz de Fora. Tem as suas raízes na formação do CESO (Centro Social dos Funcionários da FJF) que reuniu diversas entidades, de lazer, comércio e assistência social, que visava, inicialmente a melhoria da qualidade de vida e acesso a bens de consumo aos funcionários da fábrica e seus familiares. Com o passar do tempo e o sucesso obtido esses benefícios foram estendidos a toda a comunidade.
     A Fábrica Juiz de Fora foi a pioneira na cidade em assumir um compromisso de responsabilidade social, dentro e fora do âmbito de suas dependências, procedimento que ainda hoje, tantos anos passados, torna qualquer empresa reconhecida como empresa moderna e de visão, quando o adota. Como primeiro passo desse compromisso podemos citar a instalação do Cine Auditorium e do Colégio Coronel Felício Lima, primeira unidade da zona norte a ampliar o ensino além da 4ª série primária. É motivo de muito orgulho e gratas recordações para quem teve oportunidade de participar de sua implantação ou usufruir dos seus benefícios.
     Por volta de 1978, na gestão do Cel Falcão, um oficial do exército com idéias à frente de seu tempo, o CESO foi transformado na ABCR, Associação Beneficente Cultural e Recreativa dos funcionários da FJF, uma entidade aberta à comunidade, tendo como primeiro presidente Filinto de Andrade e como gerente o tenente AEU. Foi nessa época que o clube começou a se destacar no cenário da cidade. Em 1980, tendo como presidente Luiz Dercineu de Lacerda e diretor social de eventos José Dias, foram construídos piscina e sauna proporcionando mais lazer e saúde aos seus associados.
     A ABCR cresceu, e em 1986, com José Dias na presidência contava com mais de novecentos sócios especiais mais os sócios efetivos que eram os funcionários da fábrica. Além do parque aquático, sauna, parque infantil, campo de futebol, quadra de vôlei, futebol de salão, área de lazer com sinuca, totó, ping-pong, sala de vídeo era oferecido também, aos associados efetivos: empréstimos, convênios com farmácias, auxílio-funeral, seguro de vida, apoio em suas festas familiares (bebida a preço de custo, empréstimo do salão, mesas, cadeiras, freezers). Aos associados em geral: aulas de karatê, dança, capoeira, escolinha de futebol, futebol de salão,vôlei. Havia a promoção de torneios internos, olimpíadas entre os funcionários da fábrica, participação nos campeonatos do SESI, Liga de Futebol Local e diversos torneios regionais, trouxemos atrações nacionais e internacionais esportivas como Seleção da Arábia, times do Flamengo (principal), Vasco da Gama, Olaria, Atlético Mineiro e Cruzeiro (juniores). Sábados e domingos eram dias de dançar muitas vezes com conjuntos e orquestras de renome: Cassino Royale, Peter Thomas e Orquestra, Orquestra Alma Latina, The Fevers, Roupa Nova, A cor do Som, Painel de Controle, Los Gringos, Los Rebeldes, Superbacanas, Casanova, Aeroporto, Porta Voz, Soma, Pagode Fundo de Quintal, Artistas nacionais, dos quais vários: Elza Soares, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Luiz Ayrão, Rosana, Tony Tornado, Nélson Gonçalves, Benito de Paula, Biafra, Lauro Corona, Almir Guineto, Jorginho do Império, etc. Havia também grandes apresentações de dança com o Over Jazz e o concurso anual da garota ABCR que apostava na beleza das garotas locais. Podemos ressaltar ainda o apoio a todas as entidades religiosas e escolas da região, públicas ou privadas, com o empréstimo do salão, equipamentos de som e assessoria para suas promoções com fins lucrativos, comemorativos e atividades culturais.
     Aí então, com o fechamento temporário da fábrica, começamos a ter sérias dificuldades para manter o padrão de nossas promoções. Foram momentos difíceis, porém superamos. Buscamos alternativas, aliando-nos a artistas locais e obtivemos sucesso nessa empreitada. Com Gean e Roger foram reeditados os grandes momentos de sucesso e um fenômeno
                                                                                                                                                   
topo
ABCR - Um Clube que tem história!!!                    ABCR - Um Clube que tem história!!!                                                                                       ABCR - Um Clube que tem história!!!
© Direitos Reservados desde 2007 Clube ABCR -  web por GFT